top of page
Foto do escritorKelly Fang

Fashion weeks e países influentes no mundo da moda

As semanas de moda (fashion weeks) são eventos que reúnem desfiles e apresentações de coleções das principais grifes da cada país na próxima temporada e acontecem duas vezes por ano, separadas por Outono/Inverno e Primavera/Verão.


A primeira semana de moda estreou em 1943, em meio à Segunda Guerra Mundial, quando a publicitária estadunidense Eleanor Lambert reconheceu que as dificuldades de designers estadunidenses para viajar para fora do país e trazer estilos e tendências europeias para os Estados Unidos. Eleanor viu uma oportunidade de valorizar o trabalho de designers americanos, criando a Press Week, que no futuro se tornaria a New York Fashion Week que conhecemos atualmente.

As maiores e mais influentes fashion weeks acontecem em Nova York, Londres, Milão e Paris, respectivamente, e são chamadas de "The Big Four". Nova York é conhecida pelos seus desfiles mais comerciais, Londres pela ousadia e pela criatividade, Milão por todo glamour e elegância e Paris é conhecida pela sua tradição. No entanto, várias outras capitais têm ganhado destaque, como Toquio, Shanghai, Dubai e Barcelona.


Um estudo realizado em 2017 pela McKinsey & Company destaca que, principalmente, Brasil, México e Colômbia conseguiram dominar a influência que têm no mercado graças às suas semanas de moda locais, principalmente quando moedas estrangeiras estão altas. Agora, ainda mais varejistas latino-americanos estão começando a expandir sua oferta internacional de produtos com estilistas locais explorados nas crescentes semanas de moda da América do Sul realizadas em Buenos Aires, Argentina, Santiago, Chile e Lima, Peru.


Muito além de todo o glamour das semanas de moda, existe um impacto enorme na indústria. Nos desfiles, as grifes mostram peças que serão lançadas apenas na próxima temporada, enquanto servem de referência e inspiração para marcas do mundo todo, principalmente fast fashions, conhecidas pela sua produção em larga escala.


De acordo com um relatório da Launchmetrics em colaboração com a WGSN, o que está por trás do sucesso dos shows é o valor do impacto da mídia, ou MIV (Media Impact Value). O MIV é um algoritmo que as marcas usam para medir o impacto das colocações na mídia e é utilizado na indústria da moda, luxo e cosméticos. Esse valor está relacionado a diversos fatores, dentre eles estão o alcance da mídia, qualidade de conteúdo e o engajamento. No caso das semanas de moda, o principal fator é a presença de diferentes influencers que criam conteúdos a partir dos desfiles, gerando um resultado maior do que as próprias redes sociais das marcas. Um exemplo de grande sucesso é da influencer Aimee Song, conhecida pelo seu blog Song of Style e suas dicas de moda e lifestyle. De acordo com o relatório realizado pela plataforma Launchmetrics, gerou um MIV de U$1.9 milhões em duas fashion weeks: Nova York e Paris.


Referências: #KnowYourMIV: Fashion Week With Aimee Song | Launchmetrics. Launchmetrics. Disponível em: <https://www.launchmetrics.com/resources/blog/aimee-song-miv>. Acesso em: 5 Sep. 2020.

PARCERISA, Christin. The impact of fashion week: beyond the runways. Fashionunited.uk. Disponível em: <https://fashionunited.uk/news/fashion/the-impact-of-fashion-week-beyond-the-runways/2018082338448>. Acesso em: 5 Sep. 2020.

PADILLA, Ivan. Semanas de moda, como a São Paulo Fashion Week, fazem sentido? Exame. Disponível em: <https://exame.com/blog/fila-a/semanas-de-moda-como-a-sao-paulo-fashion-week-fazem-sentido/>. Acesso em: 5 Sep. 2020.

STEFF YOTKA. What Is the Future of the Fashion Show? Vogue. Disponível em: <https://www.vogue.com/article/what-is-the-future-of-the-fashion-show>. Acesso em: 5 Sep. 2020.


コメント


bottom of page